sexta-feira, fevereiro 11, 2005

75. Carta de Carlos Fabião

Carlos Fabião enviou ao forúm Archport a seguinte carta aberta...

---

Caros Archportianos:

O impensável aconteceu hoje mesmo.
Com pompa, circunstância e nutrida comitiva, S. Exª o Sr. Primeiro-Ministro de Portugal, assinou hoje o protocolo de cedência das instalações da Av. Da India à escola portuguesa de arte equestre. Ironicamente, o protocolo foi assinado na futura(?) sala de leitura da nova biblioteca do IPA, em fase de acabamentos.
Pergunta-se: para onde vai o IPA?... Será que continuará a existir enquanto Instituto Público Autónomo?... Para onde vai o CIPA e o CNANS?... Será que continuarão a existir como entidades?... Para onde vai a biblioteca do IPA que, como é sabido, nasceu de uma cedência protocolada do Estado Alemão ao Estado Português, na sequência do encerramento da delegação de Lisboa do Instituto Arqueológico Alemão, e será que continuará a existir?... Claro que, numa postura cínica, poderíamos pensar ou dizer que nada disto é sério e se trata de mais uma das erráticas iniciativas do Sr. Primeiro-Ministro e que nada disto fará sentido no dia 21 de Fevereiro. Mas, parece-me, a situação é suficientemente grave para merecer uma atitude da comunidade arqueológica. Só o simples facto de tal cerimónia se ter realizado sublinha bem a enorme fragilidade de tudo aquilo que nós, arqueólogos, tomamos como institucionalmente adquirido. E, já agora, como estamos em tempo de eleições, seria bom perguntar às diversas forças políticas o que pensam fazer relativamente às estruturas que superintendem à investigação e salvaguarda do património arqueológico nacional.

Carlos Fabião (arqueólogo e docente do ensino superior da área da arqueologia)

----
.
É caso para perguntar: o IPA vai nu?!

5 Comments:

At 8:38 da tarde, Blogger muguele said...

Mas não há maneira de deixarem o coitado em paz?
Lá voltam os pobres do costume aos ataques cardíacos.
Se calhar era uma boa ideia confrontarem os partidos políticos com este assunto (se possível, antes de dia 20) mas como? Manifestações de meia-dúzia de gatos pingados á frente da AR?
Até sabemos que há gente que se mexe bem nesses meios quando quer.
Bora aí querer, boa?

 
At 4:29 da tarde, Anonymous Jorge Raposo said...

Depois de alguns comentários noutros blogs, na Archport e no Fórum da Al-Madan, uma síntese dessas posições foi enviada esta manhã para os sites do PS, da CDU e do Bloco de Esquerda, instando-os a tomar posição pública sobre o assunto.
Vamos a ver se o fazem, e em que sentido.

 
At 5:09 da tarde, Anonymous rebeca said...

Nos dias que correm já nada é impensável......a Arqueologia em Portugal é carne para canhão!

 
At 3:08 da tarde, Blogger Idanhense said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
At 3:10 da tarde, Blogger Idanhense said...

Maria João o Blog engasgou-se com a carta do Carlos Fabião? Estou a brincar. Eliminei o comentário anterior porque tinha erros ortográficos.

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker